Região do Sul de 

Minas Gerais

Cidade

Córrego do Bom Jesus - MG

 

Os primeiros habitantes do território onde hoje está localizado o município foram os índios. Não se sabe ao certo  a que tribo pertenciam e como se deu o contato entre eles e os não-índios, mas o certo é que a fundação do povoado ocorreu entre 1865 e 1880.
Seu fundador foi Joaquim Bueno de Morais, que doou um terreno para a formação do patrimônio de uma capela. A capela foi erguida em homenagem ao Senhor Bom Jesus, cuja imagem foi esculpida em Portugal por Manoel Soares de Oliveira e pintada pelo dourador João Teixeira, em 1873. O povoado foi elevado a distrito em 1889, com o nome de Bom Jesus do Córrego. Em 12 de dezembro de 1953, o distrito foi elevado à categoria de município, mudando seu nome para Córrego do Bom Jesus. Seu primeiro administrador foi o Intendente Municipal, o Sr. Domingos do Amaral Júnior.

 

A festa do Bom Jesus

A primeira festa aconteceu antes da chegada da imagem de Bom Jesus em 1873. Conhecida como "Festa do Córrego" ou " Festa de Agosto", a cada ano atrai mais festeiros e devotos que iniciam a novena no dia 28 de julho. A festa do Bom Jesus traz todos os anos a alegria e aumenta a religiosidade daqueles que participam dela.
Mas tudo era festivo. Enfeitavam as casas e ruas com fitas e bandeirinhas. Os visitantes vinham "para ranchar", esta era a expressão, levantando uma barraca ou arranjando uma casa. Os festeiros entravam triunfalmente no local com os seus carros de boi também enfeitados de faixas, fitas coloridas.
E os preparativos ? Com antecedência deviam fazer doces da melhor qualidade, biscoitos e bolos, que eram repartidos fartamente ao povo. Córrego sempre contou com pessoas que primaram em dotes culinários, como também enfeites, etc.. Lembramos, no seu tempo, as belas serenatas que eram tradição e seus seresteiros maravilhosos. Dia (06) seis de agosto era o "Grande Dia". O povo lotava a antiga igreja onde estava o Senhor Bom Jesus e participava de atos religiosos sempre solenes.

 

Festividade Cabôclo Indaiassú

CANTIGO * Caboclo Indaiassú 

Todas as primeiras semana do mes de Fevereiro, é feita uma festa em homenagem e saudação ao CABOCLO INDAIASSU DA MATA VIRGEM. Uma festividade em alto estilo de uma entidade que é o patrono de tudo que hoje existe.
Em 2001 exatamente no dia 02 de novembro, foi inaugurado a primeira casa de candomblé de nação Ketu, na cidade do Corrego do Bom Jesus, na região de Cambui, no estado de Minas Gerais.
CHACARA - ALDEIA ESTRÊLA MAIOR - Abassá Cabôclo Indaiassú, fundado em 16 de janeiro de 1966, na Cidade de São Paulo. Com atividade na Rua Crisciuma, 1492 - Jardim Brasil - São Paulo - Capital. Após 02/11/2001, sua sede passou para a Cidade do Córrego do Bom Jesus - Região de Cambuí - Sul de Minas Gerais pela Via Fernão Dias. a 150 km da capital Paulista. 

ALDEIA ESTRELA MAIOR * (Sede própria) para cultos de Catiço (caboclo), Inkice e Òrìsà. Dirigida pelo Bàbálórìsà, Aworo e Oloiye: Waldo ty Òsóòsì e Kekere-Awo e Oloiye: Ronaldo ty Òlóògùnèdé. Festa padrão em saudação ao CABÔCLO INDAIASSÚ, todo mês de janeiro no ultimo sábado do mês. Um paraíso jamais visto, e abençoado pelos Òrìsàs... Veja Bem vindo a nossa casa, dirigida pelo ÀSÈ KYEOWJÌ.

 

 

          Cachoeira

Contruida, com a finalidade que a naturesa participe junto com a nossa espritualidade a força e harmonia dos Òrìsàs.  Com uma cachoeira e corredeira ao logo da chácara. Com aguas limpa para que a nergia do lugar possa nos ungir com a sua força. Um retiro espiritual, e a paz com a natureza jamais vista. Sendo saudado pelos caboclo nesta Aldeia Estrela Maior.

DOCUMENTARIO SOBRE AS CACHOEIRAS 

 

 

 

 

 

      Paioça do Cabôclo Indaiassu

 

 

 

Uma casa de candomblé, para samba de caboclo; Abassá Caboclo Indaiassu – MG. Fundado em São Paulo 1966 e iraizada néste lugar com seus fundamento apropriado para este ritual 

 

 

 

 

 

 

      Acentamento Òsónyìn (EWE)

A força das folha ali tambem esta presente com seu feitiche e saudação ao Òrìsà (Èwè) da folha. É o senhor absoluto das vegetações.  Òrìsà das ensabas (folhas) e de suas aplicações litúrgicas e toda composição mágica do candomblé, como, Amací, Omi-erò (abô). Nada se faz sem Òsónyìn; ele é o Òrìsà que contem a força (Àse), indispensável nas divindades e no ritual mediúnico, nas curas das doenças e no poder da magia. Portador essência do aroma da energia cósmico que passa ao ser humano o maravilhoso poder de raciocínio.  Òrìsà de um lado só, como as folhas por isso, pode se esconder de seus inimigos, feiticeiro, é manhoso e esperto, gosta de ludibriar as pessoas para pegar seus segredos  (conhecido na nação angola (Enkice Catende)

 

 

                                                              Acentamento de Tempo  (inkince)

 

Em todas as casa da nação Angola, tem como patrono o Enkice Tempo, aqui esta o acentamento deste Inkice para nos dá força para que a natureza seja preservada. Com sua bandeira asteada representa que neste local existe a preservação e a convivenvia entre ar, agua, fogo e a terra. Isso é "TEMPO" esta em todos os lugares onde os quatros (4) elementos estiverem juntos. Zara tempo.

TEMPO makulá d'ile, eu venho da monachó, ai, ai, ai

Eu venho da monachó, tempo makula d'ile.

cantigo de Inkice Tempo

saudação)  = Tempo-yio ae compatre.

 

 

 

 

     

Matas e natureza     


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A cada pedaço de terra (roça) e a cada caminho percorrido têm um motivo para nos adorar nossos Òrìsàs e curtir a natureza exuberante.                                                          

                    

O que é caboclo (catiço)

 

Catiço é uma entidade provinciana dês do tempo do império, festejado nos quatros canto dos sertões do nosso Brasil pelos nossos ancestrais.

E muito conhecido em casas de candomblé com caboclo de pena (índio) e o caboclo boiadeiro (vaqueiro). É a entidade, muito respeitada nas casas onde são cultuadas, pelos seus modos de se apresentar.
Cabôclo ou Catiço tem sua própria nacionalidade que é chamada de Xambá ou Catimbó, e muito conhecido no norte e nordeste do Brasil. Onde fazem muitos samba ou roda de Cabôclo. Caboclo/Catiço, não é entidade da nação Ketù. E muito cultuado na nação Angola, pelo seu jeito espojado e repentista. E em muitos lugares e mesmo na Umbanda é confundido como Òsóòsì, ou como o Cabôclo de Òsóòsì.

 

CANTIGOS DE CABOCLO (Catiço )
 

 

 

 

 

 

BARRACÃO - ABASSA - ILÈ - IGBO

                                Salão de cultos de Òrìsà e Enkice

Endereço:   ALDEIA ESTRELA MAIOR * Abassa Caboclo Indaiassu - MG

                  Chacará = Rua josé Antunes do nascimento, (continuação) até o numero 2003 

           Bairro Lavras - Cidade Córrego do Bom Jesus - Sul de Minas Gerais - Cep: 37605-000 - MG

 

          LOCALIZAÇÃO >>> CLIQUE AQUI