Cidade de São Pedro da Aldeia - RJ

Região dos Lagos  

 

 

                                    Histórico                                                               

                            Gentílico: aldeiense

São Pedro da Aldeia é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro. Neste município, encontra-se a Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, sede da Força Aeronaval da Marinha do Brasil. A colonização das terras que atualmente constituem o Município de São Pedro da Aldeia remonta aos princípios do século XVII.
Foi em 1617, precisamente em 16 de maio, que no território da atual cidade fluminense se verificou a fundação da "Aldeia de São Pedro", com o inicio da construção da capela dedicada a São Pedro, primeiro marco de colonização levantado nessas terras.
Essa Fundação deveu-se aos missionários da Companhia de Jesus, possuidora da concessão de uma sesmaria, medindo 4 léguas de terra, a serem demarcadas na região.
Tudo faz crer já existisse no lugar escolhido para sede da povoação, justamente onde hoje se ergue a Cidade de São Pedro da Aldeia, um arraial indígena aproveitado pelos Jesuítas como base de sua obra catequizadora. Segundo tradição, acredita-se pertencessem os índios às tribos dos tamoios e goitacazes.
Iniciada a obra de catequese, começaram desde cedo os religiosos a colher frutos de seus ensinamentos, com a melhoria das moradias e a expansão e desenvolvimento das lavouras. Com isto, aumentou a atração de forasteiros brancos, na sua maioria portugueses, seduzidos pela feracidade do solo.
Ao iniciar-se a segunda metade do século XVIII, florescia o empreendimento dos Jesuítas quando, atingida a Ordem pelas leis ditadas no Reino pelo Marquês de Pombal, se viram os religiosos na contingência de abandonar o controle da povoação, que passou a ser administrada pelos padres da Ordem dos Capuchinhos.
Que esses religiosos continuaram dignamente a obra de seus antecessores atesta-o o fato de já em 1795 ser a localidade incluída no rol das freguesias fluminenses, por força do Alvará expedido em 22 de dezembro daquele ano, e se haver concluído a construção da Igreja Matriz, em 1783.
Durante um século permaneceu a povoação com o predicamento conseguido em 1795. O progresso da Cidade de Cabo Frio, muito próxima, não facilitava o desligamento de São Pedro da Aldeia e a freguesia, algumas vezes citada em decretos, deliberações, leis e alvarás como "Aldeia de São Pedro", teve, durante esse longo período sua autonomia impossibilitada, dada essa condição natural de satélite geográfico e econômico de Cabo Frio.
Apesar da contribuição prestada nesse período à lavoura regional pelo elemento negro escravizado, é justo que se observe que a promulgação da Lei Áurea, a exemplo do que sucedeu na maioria das comunas fluminenses, não afetou vitalmente a economia local. O que ali se verificou foi a mudança de atividades por parte dos libertos que, abandonando as lavouras, se voltaram para a pesca.
Em conseqüência dessa rápida adaptação é que, poucos anos transcorridos após a decretação da Lei libertadora de 1888, enquanto grande parte dos municípios lutava com a mais desesperadora crise, São Pedro da Aldeia conquistava a emancipação político-administrativa.

Festividade no Reino ty Òsòwùsì 

 

FELIZES SÃO AQUELES QUE COM SUA CRENÇA RESPEITA A FÉ
ALHEIA MESMO COM DEUSES E FILOSOFIA DIFERENTE

 

É comemorado todo o ano em corpus crist, uma festividade ao rei de ketu, em saudação ao rei da caça e da fartura, dono da casa e patrono do Àsè Kyeowjì. Fundada em 1997, na cidade de São Pesdro da Aldeia, (Região dos Lagos) estado do Rio de Janeiro, com nome de:

REINO Ty ÒSÒWÙSÌ – Omo Aláketù Ilè Àsè ty Òlóògúnédè.
Somos uma casa de Candomblé, administrada pelo "ASE KYEOWJI" (Ase  Òrìsà Òsòtókánsósó) (1975) - Comandada pelo Bábàlórìsà, Olóyiè e Aworo: Pai Waldo ty Òsóòsì - Serão Bem-vindos, todas as comunidades pertencendo ao candomblé, adeptos e simpatizantes da nossa crença. Para que juntos possamos lutar em prol da divulgação de nossos cultos de Òrìsàs e as tradições das Matri-zes Africanas em todos os seus aspectos, e a divulgação da nossa religião. Am-parada na Constituição da Republica Federativa do Brasil. (1988). Casa fundada em 25 de maio de 1997 (Loteamento Eugenio de Moraes) no Bairro de Campo Redondo. Cidade de São Pedro da Aldeia (Região dos Lagos) Estado do Rio de Janeiro... Aláfia.

 


 

PARA LOCALIZAÇÃO ==> CLIQUE AQUI